quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO CONCILIAR NOS DIAS ATUAIS A VIDA PESSOAL X VIDA PROFISSIONAL. BY SILVIA PALMA



Conciliar as atividades profissionais com o tempo livre está longe de ser uma tarefa simples para conquistar o equilíbrio.
Isto porque, há muito tempo, a vida profissional deixou de se resumir a oito horas diárias de trabalho e passou a exigir dedicação em tempo real. Hoje o executivo não entra às oito da manhã e sai às seis. E mesmo que isso ocorra, ele tem ferramentas como o notebook e o celular que o acompanham onde ele estiver.
Isto significa uma grande mudança, já que, no passado, por mais que ele tivesse pendências para resolver, nada poderia fazer fora do escritório. Com o avanço da tecnologia, porém, e com o reflexo da globalização, que exige cada vez mais dedicação e empenho dos profissionais, as pendências de trabalho deixaram de pairar como uma névoa para realmente tomar conta da vida das pessoas.
Cada vez mais as empresas exigem um novo perfil profissional. Elas querem mais empenho, engenhosidade, inovação e, sobretudo, criatividade. Sendo assim, o executivo passa a ser muito mais requisitado, e, em contrapartida, dedica menos tempo a suas atividades pessoais.
Justamente por este motivo, defendo que a solução para o equilíbrio é tratar a vida como uma coisa só, sem fazer esta distinção. O trabalho e o lazer devem caminhar na mesma direção. Cada vez que se fala em vida profissional x vida pessoal automaticamente se cria um desequilíbrio. Além disso, a vida não pode ser só trabalho. A descontração é fundamental para o bem-estar psicológico e emocional do indivíduo. À medida que ela começa a diminuir, deve-se buscar uma fusão disto com o trabalho para não ficar em desvantagem.
Cada pessoa tem a sua própria história, com vivências e experiências que são exclusivamente inerentes a ela, ou seja, cada indivíduo é um universo único.
Ao enfrentarmos situações conflitivas no trabalho, na família, nos nossos relacionamentos em geral, estamos tão envolvidos emocional e afetivamente que se torna difícil resolvermos e entendermos a situação. Então o que dizer quanto a equilibrar a vida pessoal e profissional nos dias atuais? Vivemos em mundo cada vez mais estressante, onde o tempo é um bem valioso quando temos que conciliar diferentes situações. São raras as pessoas que têm capacidade de usar o seu tempo de forma adequada, produtiva e gratificante.
Como conciliar? Em linhas gerais isso é possível com a integração das atividades, otimização do tempo disponível e principalmente a busca de resultados positivos.
Em um mundo cada vez mais sem tempo, o líder precisa adotar para si mesmo e para sua equipe um modelo de gestão de tempo realmente eficiente. Liderança sem tempo é liderar o caos e isso não é sustentado a médio prazo. Líderes eficientes conseguem impor um ritmo que gere resultados, mas que não deixe a equipe sem vida.
Psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e Gestão Educacional pela PUC de Campinas. Com uma trajetória de mais de 20 anos atuando na Gestão de RH em empresas de médio e grande porte. No segmento de beleza atua como mediadora de conflitos e desenvolvimento de novos negócios.
           
Contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário