quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lesões por Esforços Repetitivos (LER). O que fazer para prevenir?



Os problemas que acometem os profissionais cabeleireiros são principalmente afecções do sistema osteo-mio-articular, que estão intimamente relacionados à repetição de movimentos desses profissionais na execução de suas tarefas, destacando-se as tendinites, mialgias, bursites, tenossinovites, posturas antálgicas, relacionadas diretamente ao esforço repetitivo e movimentos que exigem o uso de força, podendo causar lesões mecânicas localizadas e, com o tempo, causar dores. Somado a isso, estão os problemas de ordem psicológica, relacionados ao estresse da carga horária imposta, à necessidade de aumentar a renda e a produtividade.
Posturas de inclinação de cabeça e tronco, braços elevados e sem apoio normalmente assumidas pelos cabeleireiros durante suas atividades laborativas, provocam dores no pescoço, nas costas e nos ombros, tornando-os extremamente suscetíveis a adquirirem doenças ocupacionais, principalmente as LER /DORT.


A LER/DORT por ser de grande incidência entre os cabeleireiros, é importante a atuação da Fisioterapia na prevenção e promoção da saúde, como também no tratamento das lesões já instaladas, através da adoção de exercícios supervisionados, orientações posturais e modificações do trabalho para aliviar queixas e algias.
         



Geralmente algumas das regiões especificas são relacionadas como maior índice de dor:

Mão (dedos)                  Coluna         
Punho                            Joelho 
Ombros                         Pernas 
Pescoço                        Calcanhar


Cultive o bom alinhamento corporal

O profissional cabeleireiro deve ficar atento aos sinais de desconforto nestas regiões, procurando informações a fim de fazer um trabalho preventivo evitando maiores agravantes.


 


Dica: alongamento e fortalecimento é a chave da prevenção, o profissional deve realizar antes e depois de sua jornada de trabalho os alongamentos nas regiões que são acometidas ao trabalho repetitivo.

Exercícios para ombro e pescoço         

Exercicio para fortalecimento para a musculatura do ombro


















    


















 

Drª Valeria Barbosa
CREFITO3/ 51637 F
Fisioterapeuta
leriacomjc@hotmail.com
Especialista em traumato -ortopedia

3 comentários:

  1. Pacheco obrigada pela oportunidade, aos seguidores qualquer duvida ou informação envie ao meu e-mail: leriacomjc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. é verdade postura é tudo nessa profissão... pois uma má postura no fim do dia o corpo reclama rs...

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom estar de olho na postura, posturas viciosas são as maiores causadoras de lesões...policie-se sempre.

    ResponderExcluir