quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A importância do Marketing Pessoal


O marketing pessoal é uma ferramenta importante para qualquer um. O comportamento, a aparência e os gestos de uma pessoa podem ajudá-lo ou destruí-lo na mesma intensidade.
Sabemos que as aparências enganam e que não podemos julgar alguém apenas com o que temos de informação superficial. Mas há de concordar comigo que nossa aparência reflete muito do que somos e pensamos.
Como jornalista, marketeira e com certa experiência em RH, posso dizer com propriedade que, além de ser grande observadora de pessoas, já vi muita gente se dando muito bem em todos os âmbitos de sua vida, apenas utilizando de forma favorável o marketing pessoal. Assim como já vi muitas pessoas serem literalmente destruídas utilizando o marketing reverso.
Apontando uma lupa para esse assunto e desmembrando o tema, arrisco dizer que o cargo que você sempre quis depende de você e da forma com que você se vende. Isso não quer dizer que você vai sair por aí só falando bem de você, gritando aos sete ventos suas qualidades e suas virtudes. Você se vende não apenas verbalizando. A boa venda de sua imagem começa com seus cuidados, principalmente para as mulheres, que acabam por necessitar de mais atenção com cabelos, unhas, maquiagem e depilação.
Uma entrevista de emprego, por exemplo. Uma mulher vai para uma entrevista para uma vaga gerencial. Ela poderá ter todos os pré-requisitos técnicos da vaga, conhecimento e experiência, entretanto, se estiver com uma unha vermelha descascada, o cabelo mal cortado e roupas inadequadas, ela não conseguirá o cargo. Vista-se e produza-se não para o cargo que tem e sim para o que quer ter.
Você pode conseguir um guarda-roupa com peças e combinações básicas, porém elegantes, sem gastar muito. Um cabelo bem cortado e hidratado, unhas cuidadas, pernas depiladas, quando o uso da saia, maquiagens sem exageros, mas ressaltando os pontos fortes do rosto, tudo isso é basico e não necessariamente caro.
O importante é o uso do bom senso mas, os que dispõem de mais tempo e dinheiro, já podem contar com recursos e estratégias direcionadas. Atualmente, existem diversos profissionais da beleza que conseguem deixá-la com o perfil que você deseja ter. Como cortar um cabelo para uma pessoa de um cargo gerencial? Uma gerente tem que transparecer autoridade, agilidade, classe, comunicação.  Para isso existe o visagismoque adapta o corte com a imagem a ser transmitida de acordo com o seu perfil assim também como cores certas de unhas e modelos de roupas.
Investir em seu aprendizado é fundamental, entretanto, não basta para colhermos bons frutos. O investimento em sua higiene, aparência e cuidados, são complementos para que você  complemente seu marketing pessoal e conquiste a posição desejada!



Luciana Garcia
Jornalista e Pós-graduada em Marketing

lucianagarciac@hotmail.com












4 comentários:

  1. Muitooo Bommm Luhhh!!! Genial, como Sempre! Concordo com tudo! Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Luuuuuu!!!!
    Até em textos mais técnicos você manda bem! Incrível a sua didática. Você consegue uma linguagem universal! Não entendo nada de marketing nem de beleza e mesmo assim gostei mto do texto!
    Adorooo e recomendarei!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nilda C. Lourenço8 de dezembro de 2011 20:13

    Lu, amei...parabéns querida!

    ResponderExcluir
  4. Lu Linda!

    Como sempre, mandando bem!!Em tudo que se propõem a fazer!
    Parabéns pelo texto e esperarei ansiosamente pelo texto de amanhã no incomode-se.
    Fã nº1!!!!

    bjs

    ResponderExcluir