segunda-feira, 6 de junho de 2011

Adequação do posto de trabalho para o profissional de Beleza



Ergonomia

Ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho, de forma segura, confortável e produtiva, sempre que possível o estabelecimento deve manter mobiliários e equipamentos que proporcionem conforto aos profissionais.
Em tempos modernos onde na maioria das vezes temos que ter tudo as mãos, devemos estar atentos em evitar grandes erros, ter tudo ao alcance das mãos não significa estar tudo perto e fácil e sim estar de maneira correta que contribua a evitar esforços e desgastes desnecessários.
Assim como em qualquer profissão as regras de ergonomia e adequação do posto de trabalho estão direcionadas a conscientização e melhor qualidade de vida do profissional e não é diferente para o profissional de beleza.
Ergonomia em tratamentos Estéticos

Para atuar com estética corporal, procure utilizar macas na altura entre seu quadril e cotovelo, não abaixo de 90 cm, colocar um dos pés alternadamente na escadinha, para descanso da postura, assim evitando a sobrecarga em um dos membros inferiores.
 Na Estética facial, trabalha-se em postura sentada, preferencialmente utilizar cadeira com regulagem e com encosto, evitando assim fadiga dos músculos vertebrais.



   




 



Ergonomia – Cabeleireiros
Aos cabeleireiros cabe a conscientização e policiamento da própria postura, assim como melhorar o posto de trabalho deixando os materias e equipamentos de maneira que possam estar ao seu alcance sem exageros nos movimentos de flexão e rotação da coluna vertebral.
Procure regular a cadeira em um nível mais abaixo, para evitar elevação excessiva do membro superior;
Evite dobrar excessivamente os punhos, segure também na parte superior do equipamento;
Preferir gavetas próximas à altura da mesa;
Adquirir secadores leves e com baixos níveis de ruídos;
Evitar lavatórios baixos e com distante alcance.



           Alcance confortável ao profissional  





Harmonia na disposição do mobiliário



 Alinhamento e adequação postural
 







                                                                 

                        







Ergonomia – Manicures e Pedicures

Na maioria dos salões é com o final do expediente que manicures reclamam de dor na coluna no pescoço, por permanecerem horas  na mesma posição, isso ocorre nos casos onde não há um posto de trabalho adequado, sem contar a necessidade de haver intervalos entre uma cliente e outra podendo assim o profissional alongar-se e adequar seu posto ao próximo cliente.
Para as Manicures prefira banquinhos com encosto, utilize suportes de elevação das mãos;
Para as Pedicures há necessidade de desenvolvimento de um suporte macio que eleve os pés da cliente e proporcione maior conforto à cliente e agilidade no posto de trabalho, evitando assim o desconforto do tire e põe do pé da cliente na hora de utilizar um material, mantenha os acessórios e materias sempre ao seu lado dominante, evitando rotações bruscas da coluna.

       







                  














            A Ginástica Laboral é indicada aos estabelecimentos de beleza a fim de contribuir na qualidade de vida do profissional de beleza respeitando seus limites. Tendo como benefícios os efeitos da atividade física no posto de trabalho colaborando com:

 Efeitos fisiológicos e benefícios;
 Rotina diária de prevenção;
 Pausa individual;
 Exercícios compensatórios: enfatize ombros, pescoço e coluna vertebral;
 Prevenção de desconfortos e fadiga;
 Pausas (escalas para almoço e intervalo de relaxamento);
 Ruídos em excesso podem gerar estresse diminuir volume de televisão e som ambiente,
 Instalar mecanismos anti-ruídos nas paredes, preferir secadores mais silenciosos.

Cabe aos empresários da beleza investir na saúde de seus profissionais aderindo suporte especializando auxiliando na implantação e adequação dos postos de trabalho, palestras preventivas e informativas, contribuindo assim com a real imagem do seu estabelecimento de beleza.




 








Drª Valéria Barbosa
CREFITO3/ 51637 –F SP
Fisioterapeuta –Especialista Traumato- Ortopedia
leriacomjc@hotmail.com

2 comentários:

  1. Obrigada... alem da beleza humana devemos trabalhar relacionando o ambiente de trabalho como uma extensao equilibrada de nossa imagem.

    ResponderExcluir