terça-feira, 28 de junho de 2011

CORTES CURTOS

Na Imagem quando trabalhamos com visagismo entramos com o conceito do estudo das linhas, ângulos, formas e cores aplicadas em técnicas profissionais de cabelo e maquiagem, que vai buscar um visual equilibrado e personalizado entre o biotipo, idade e ambiente sociocultural da pessoa.
Nas fotos abaixo temos vários estilos sobre formatos de rosto, cor de pele e de cabelo. Lembrando que cada pessoa possui um tipo único de rosto, só seu. E conhecendo o formato do rosto é possível, aplicar cortes que são capazes de valorizar muito você.

Os cortes das imagens abaixo, que são os cabelos curtos com vários cortes incríveis, para quem já tem ou para quem quer mudar o corte. E se quiser adotar esse comprimento, poderá experimentar muitos estilos e efeitos e vamos combinar ,que  esses cortes, você assume muito à feminilidade em mostrar seu pescoço, está na dúvida??? confira então nas imagens, um show de beleza…

 

 

















 





terça-feira, 21 de junho de 2011

FRANJAS



Os cabelos recebem sempre atenção especial pela as mulheres, até mesmo porque o cabelo é o cartão postal na composição de um rosto.
Os modelos de franjas em 2011 revelam-se como é de costume sempre influenciado pelas tendências da moda feminina, inclusive neste inverno 2011 as franjas passaram a ter certos destaques entre o universo feminino, e até mesmo nas passarelas nos grandes desfiles das celebridades e modelos com os novos estilos de franjas 2011.
Os modelos de cortes de cabelos com franja 2011 vão ser percebidos em cada estação do ano que passar e as tendências da moda também prometem as franjas para a estação mais fria do ano o inverno.

As franjas dão um ar de modernidade e varia muito de acordo com seu estilo e tipo de rosto, lembrando que sua franja como seu corte expressam sua personalidade então o ideal é que você procure orientação profissional para que escolha um modelo que combine com você. As franjas podem ser simétricas ou assimétricas, retas, despontadas ou em diagonal o que está se usando muito são as franjas com camadas onde a parte superior fica levemente mais curta que sua base proporcionando um efeito bem leve e natural seguindo a tendência do corte também com pontas e com bastante camadas proporcionando um volume natural.

Para os profissionais vale lembrar que conversem bastante com suas clientes de cortar a suas franjas, fazendo perguntas como o seu trabalho, se a cliente trabalha, por exemplo, em um escritório com computadores ela provavelmente ficará bastante tempo do dia com a cabeça numa posição mais baixa, se por acaso ela tiver uma franja na altura do nariz essa franja muito provavelmente irá incomodar pelo fato de ficar caindo no seu rosto e não terá comprimento para colocar atrás da orelha, neste caso sugira franjas mais compridas como na altura da boca que ai sim ela conseguirá prender atrás da orelha durante o dia de trabalho e no final do expediente poderá deixa-la solta. Sua cliente quando chega ao salão ela chega com o desejo de um corte e o cabeleireiro será o responsável para a realização desse desejo por isso é fundamental que se converse bastante para que o profissional entenda o que sua cliente quer e consiga realizar o trabalho com êxito.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Tendência das ondas by Robson Trindade

Já sabemos que os cabelos ondulados e cacheados estão em alta, o que está em alta é o natural, a beleza politicamente correta e sustentável. De onde vem esta tendência? Este conceito é planetário. O mundo está de olho no comprometimento de cada pessoa, ou seja, industria cosmética ou textil e na beleza plena. É da necessidade de mulheres que não se renderam ao alisamento. Não, é uma questão de estilo e moda que são duas coisas distintas: a moda esta associada ao reflexo da cultura momentânea, são as tendências formatadas pelos Visagistas.
E o estilo é exatamente quem a pessoa é, é a exteriorização do caráter com o meio onde a pessoa convive, também é personalissimo e só adequamos coisas da moda as quais nos identificamos. O cabelo que as mulheres alisaram faziam referência a moda. De cada dez mulheres, 7 alisavam e três permaneciam com os cabelos naturais, ou seja, o mercado ficou aquecido por 70% das mulheres, neste momento, apenas 26% destas adequaram o liso ao seu estilo; Neste momento a moda atende 30% que restaram naturais da fase anterior e mais 74% das que alisaram. perfazendo um total de aproximadamente de 89% das mulheres do mundo inteiro, adotando o estilo cacheado, crespo, ondulados ou melhor dizendo , os naturalmente tratados, e que no conceito Visagista, combina excepcionalmente com as pessoas e certamente combinam com o estilo. Assim sendo, veio pra ficar.E esse cabelo natural é moderno, prático, bonito e combina com a pessoa.


Já podemos ver nas ruas mulheres tentando usar o cabelo ao natural, embora exista um conceito (técnica de procedimento diferenciado onde menos é mais) por traz desse estilo. Não basta deixar de pentear os fios, é preciso aprender como e com o que cuidar, como remover a umidade e de que maneira desembaraça-los e outras questões.

Harmonia
A era é do Visagismo, na qual o rosto é a obra de arte e os , maquiagem, roupas e acessórios e cabelos são a moldura . Assim, os fios com formas devem compor o rosto da cliente, sendo o corte uma consequência.

Não são os cabelos que combinam com os tipos de rosto, mas sim o contrário. Nos fios ondulados, crespos, cacheados ou fora de controle, o corte tem que ser feito de maneira simples, mas com conceitos Visagista. O ideal é que eles estejam secos e com o caimento natural, assim o resultado será adequado e perfeito. A moldura certa para o rosto (obra de arte) lembrando ou não esquecendo do ambiente em que se vive.

 
                                      
                                         Penteados

Todos os tipos ficam encantadores. Não importa se o penteado for para madrinha, noiva, mãe de noiva, daminha ou convidada, cada uma tem o rosto diferente, assim, os resultados do cabelo serão múltiplos e podem ser aplicados adornos, fitas, flores ou simplesmente com um arranjo qualquer.

É a nova face da beleza da mulher, a era da beleza com sustentábilidade.

Nova vida, novos visuais, tudo de bom. Viva a beleza do rosto, do corpo e do cabelo










Esta matéria foi gentilmente cedida por Robson Trindade


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Grávidas podem ou não COLORIR os cabelos?

Uma mulher grávida pode colorir os cabelos? Eis a questão que atormenta a maioria das gestantes.  Qualquer tratamento químico para cabelos pode deflagrar reações alérgicas nas futuras mamães, mesmo nas que nunca tiveram esse problema antes.


Na gravidez, o corpo feminino se transforma conforme a dança dos hormônios e até mesmo um inofensivo batom velho pode causar uma reação esquisita.
A pele da mulher fica mais hidratada e, por essa razão, absorve com mais intensidade qualquer substância, aumentando as chances de irritação. Por isso, o couro cabeludo pode apresentar coceira e vermelhidão depois de uma coloração.
Lembre-se de que a coloração pode ser inalada e causar alergias respiratórias. Isso vale para os produtos com amônia, iodo e peróxido de hidrogênio na fórmula. Se a mulher tiver sensibilidade a eles, pode realmente apresentar alguma reação. As escovas definitivas que levam formol também provocam fortes reações.


Pode
Mas quando o assunto é a saúde do feto, os médicos não entram em acordo. Para alguns especialistas, as modernas colorações e tonalizantes não oferecem nenhum perigo à criança, já que aboliram os temidos metais pesados de sua composição. Essas substâncias, como o chumbo, o alumínio e o cobre, poderiam levar a distúrbios neurológicos graves e à malformação do sistema nervoso central.



Não Pode
Já outros médicos discordam desse raciocínio, argumentam recomendam passar longe das químicas para cabelos, pois esses cosméticos são inócuos quando as condições de saúde estão perfeitas, mas o corpo muda muito durante a gravidez. A pele das gestantes, por ser mais sensível, abriria caminho para alguns componentes entrarem na circulação sanguínea e, de lá, chegarem à placenta e ao feto. Na gravidez, as variáveis são outras e não dá para prever as conseqüências.



Enfim…
O fato é que nenhum estudo comprovou os efeitos das colorações para cabelos na saúde dos bebês. Provavelmente, elas não causam malformação. Mas, como ninguém fez testes para assegurar, por precaução não são recomendadas. Outros especialistas preferem o meio-termo e, após o primeiro trimestre, liberam apenas xampus tonalizantes e tinturas naturais, como a hena.  Porém antes tomar a decisão entre colorir ou não colorir o ideal é que você consulte sempre seu médico, ele é quem está apto para tirar suas duvidas e te orientar.

http://www.gestantes.net/gravidas-podem-ou-nao-pintar-os-cabelos/



sábado, 11 de junho de 2011

Consultoria de Imagem. Para que serve?

Em primeiro lugar é preciso compreender que toda a imagem expressa conceitos, sensasões e emoções. A imagem de uma pessoa é constituida pelo seu formato de rosto, suas feições, sua cor de pele, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua maquiagem e adornos. Este conjunto literalmente, faz uma declaração ao mundo e a própria pessoa de quem ela é, por meio da imagem visual.

Estilo Expressivas


Hoje em dia, o estilo e a imagem de uma pessoa caminham lado a lado já que são responsáveis por grande parte da comunicação não verbal, assim trabalhando de forma oposta de uma Personal Stylist. Pois uma Consultora de Imagem Pessoal,  faz uma análise atenciosa do perfil psicológico, tipo físico - estrutura fisica e claro do estilo pessoal, indicando o tipo de roupa adequada para o corpo e personalidade, organizando e avaliando o guarda-roupa também agindo como um Personal Shopper (Maximização de Compra) auxiliando o cliente na hora das compras.

Dentro deste propósito a Consultora de Imagem Pessoal define o estilo, tipo fisico, e a harmonia das cores na estética pessoal e visagismo de cada pessoa respeitando a sua personalidade e seu estilo de vida.


Estilo Natural



Estilo Romântico


Agora que você já sabe o que faz uma Consultora de Imagem Pessoal, que tal ir descobrindo o seu estilo com auxílio deste profissional?






Jocileia Alves Consultora de Imagem Pessoal.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

EU TENHO OLHEIRAS, O QUE EU FAÇO?

Por que é que umas pessoas têm mais propensão do que outras para ter olheiras?

Porque existem diferentes fatores desencadeantes. As olheiras não são apenas consequência das noites curtas ou mal dormidas, do stress, ou dos consumos excessivos. Mesmo que tenhamos um estilo de vida saudável, podemos ter maior propensão ao desenvolvimento de olheiras. Elas podem ter um caráter hereditário, tal como os problemas circulatórios: varizes, hemorróidas... Nestes casos podem surgir olheiras desde a infância. Temos que evitar o agravamento da situação com cuidados preventivos, mas será difícil eliminá-la por completo.
Há pessoas que têm maior quantidade de vasos nesta zona o que leva ao escurecimento da região. Conforme estes vasos se dilatam, maior o escurecimento, a época próxima à menstruação, nas mulheres, a desidratação da pele, doenças em geral, medicamentos fortes, bebidas alcoólicas, fumo, café e o cansaço, tudo isto torna mais visíveis os vasos sanguíneos sob as pálpebras. Olhos com formato mais «redondos» têm mais tendência a olheiras. Para quem tem os olhos «fundos», o problema estende-se até às pálpebras superiores.
Algumas patologias intensificam o problema: alergias, asma, eczema, anemia, são alguns exemplos.



São um problema hereditário?
Muitas vezes sim. Existem causas hereditárias associadas aos problemas circulatórios. Repare por exemplo na questão das varizes ou das hemorróidas... verifica-se quase sempre mais do que um caso na família.



Quais os cuidados de beleza que podem atenuá-las?

Em primeiro lugar optar por um estilo de vida equilibrado e saudável, com uma boa alimentação e bastante ingestão de água.
Depois, escolher os cosméticos adequados e claro, corretores de maquiagem de qualidade.
Para casos mais graves recomenda-se uma consulta a um dermatologista ou cirurgião plástico, pois algumas técnicas realizadas no consultório médico poderão ser uma ajuda preciosa.



Que princípios ativos devemos procurar nos produtos de cosmética para combater este problema?


Devemos optar por cosméticos com fórmulas vegetais. As plantas têm excelentes propriedades, têm uma grande afinidade com o ser humano e são muito bem toleradas nesta área tão sensível; sem conservantes sintéticos agressivos; sem perfume, para reduzir o risco de alergias numa região que é bem sensível.


Assim, para as olheiras «azuis» recomendam-se plantas antiequimóticas, venotónicas, anti-irritantes, hemostáticas, que dinamizem a microcirculação: gilbardeira, arnica, hamamélia, malva, centáurea azul, rosa, camomila, tília...


Para as olheiras «castanhas» é fundamental a fotoproteção, com um protetor solar que contenha filtros testados oftalmologicamente, bem como a utilização de complexos despigmentantes. Usam-se bastante as vitamina C, A, E (antioxidantes) e K; e alguns extratos marinhos provenientes de algas. Em casos mais graves pode ser necessário recorrer à ajuda médica, os bons produtos assumem dupla função quase sempre. Esteja atenta!
A esfoliação ou os peelings em consultório são ótimos aliados para amenizar a situação e potencializar a ação dos cuidados aplicados diariamente.


As receitas tradicionais, como as rodelas de pepino frias ou as compressas de chás são realmente eficazes, mas exige um maior número de aplicações por dia, o que nem sempre se consegue; torna-se pouco prático.

Se optarmos por um creme, devemos ter o cuidado de aplicá-lo diariamente porque é preciso ser persistente. Pouca quantidade e leves toques são essenciais para um correto modo de aplicação. Existem alguns que podem mesmo ser aplicados como máscaras, o que é ótimo para quando eles estiverem mais intensivos e com resultado mais rápido como antes de uma festa, por exemplo. Cuidado com a quantidade! Os excessos podem levar à oclusão do canal lacrimal, um problema muito desagradável.
Os cuidados de maquiagem serão sempre fundamentais para camuflar as olheiras. Existem em todas as formas de apresentação: Stich, lápis, pincel... escolha um tom que combine com o seu tom de pele, ligeiramente mais claro. Termine com um pouco de pó solto para que se fixe melhor e dure ao longo do dia.



 
Que hábitos devemos ter para evitar?

Devemos procurar dormir bem, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas. Durante o sono, o organismo liberta hormônios indispensáveis para uma série de processos vitais importantíssimos. Muitas atividades de regeneração são feitas durante o sono. O cansaço estimula a flacidez, o stress acentua a vasodilatação e a produção de melanina, acentuando a olheira. Ao aplicar os produtos de tratamento procure exercer uma massagem suave.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Adequação do posto de trabalho para o profissional de Beleza



Ergonomia

Ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho, de forma segura, confortável e produtiva, sempre que possível o estabelecimento deve manter mobiliários e equipamentos que proporcionem conforto aos profissionais.
Em tempos modernos onde na maioria das vezes temos que ter tudo as mãos, devemos estar atentos em evitar grandes erros, ter tudo ao alcance das mãos não significa estar tudo perto e fácil e sim estar de maneira correta que contribua a evitar esforços e desgastes desnecessários.
Assim como em qualquer profissão as regras de ergonomia e adequação do posto de trabalho estão direcionadas a conscientização e melhor qualidade de vida do profissional e não é diferente para o profissional de beleza.
Ergonomia em tratamentos Estéticos

Para atuar com estética corporal, procure utilizar macas na altura entre seu quadril e cotovelo, não abaixo de 90 cm, colocar um dos pés alternadamente na escadinha, para descanso da postura, assim evitando a sobrecarga em um dos membros inferiores.
 Na Estética facial, trabalha-se em postura sentada, preferencialmente utilizar cadeira com regulagem e com encosto, evitando assim fadiga dos músculos vertebrais.



   




 



Ergonomia – Cabeleireiros
Aos cabeleireiros cabe a conscientização e policiamento da própria postura, assim como melhorar o posto de trabalho deixando os materias e equipamentos de maneira que possam estar ao seu alcance sem exageros nos movimentos de flexão e rotação da coluna vertebral.
Procure regular a cadeira em um nível mais abaixo, para evitar elevação excessiva do membro superior;
Evite dobrar excessivamente os punhos, segure também na parte superior do equipamento;
Preferir gavetas próximas à altura da mesa;
Adquirir secadores leves e com baixos níveis de ruídos;
Evitar lavatórios baixos e com distante alcance.



           Alcance confortável ao profissional  





Harmonia na disposição do mobiliário



 Alinhamento e adequação postural
 







                                                                 

                        







Ergonomia – Manicures e Pedicures

Na maioria dos salões é com o final do expediente que manicures reclamam de dor na coluna no pescoço, por permanecerem horas  na mesma posição, isso ocorre nos casos onde não há um posto de trabalho adequado, sem contar a necessidade de haver intervalos entre uma cliente e outra podendo assim o profissional alongar-se e adequar seu posto ao próximo cliente.
Para as Manicures prefira banquinhos com encosto, utilize suportes de elevação das mãos;
Para as Pedicures há necessidade de desenvolvimento de um suporte macio que eleve os pés da cliente e proporcione maior conforto à cliente e agilidade no posto de trabalho, evitando assim o desconforto do tire e põe do pé da cliente na hora de utilizar um material, mantenha os acessórios e materias sempre ao seu lado dominante, evitando rotações bruscas da coluna.

       







                  














            A Ginástica Laboral é indicada aos estabelecimentos de beleza a fim de contribuir na qualidade de vida do profissional de beleza respeitando seus limites. Tendo como benefícios os efeitos da atividade física no posto de trabalho colaborando com:

 Efeitos fisiológicos e benefícios;
 Rotina diária de prevenção;
 Pausa individual;
 Exercícios compensatórios: enfatize ombros, pescoço e coluna vertebral;
 Prevenção de desconfortos e fadiga;
 Pausas (escalas para almoço e intervalo de relaxamento);
 Ruídos em excesso podem gerar estresse diminuir volume de televisão e som ambiente,
 Instalar mecanismos anti-ruídos nas paredes, preferir secadores mais silenciosos.

Cabe aos empresários da beleza investir na saúde de seus profissionais aderindo suporte especializando auxiliando na implantação e adequação dos postos de trabalho, palestras preventivas e informativas, contribuindo assim com a real imagem do seu estabelecimento de beleza.




 








Drª Valéria Barbosa
CREFITO3/ 51637 –F SP
Fisioterapeuta –Especialista Traumato- Ortopedia
leriacomjc@hotmail.com