sábado, 2 de junho de 2012

Meus cabelos estão caindo, e agora?

Homens e mulheres costumam entrar em pânico diante daquele montinho de fios que encontram no chuveiro ou no travesseiro, mas a boa noticia é que a ciência cosmética está investindo firme na luta contra a queda.


Uma Perca diária de 80 a 100 fios é normal, podendo variar em algumas épocas do ano ou em situações de  estresse,  gravidez e alterações metabólicas. Uma queda que se mantenha por um longo período pode ser um sinal de alopecia temporária  ou crônica irreversível que é mais comum no sexo masculino.


   Na maioria das vezes é o profissional do salão o primeiro a identificar a perda acentuada dos  fios pelo fato de manusear os cabelos dos clientes com frequência.


Mas antes de se tomar qualquer  providência é necessário se identificar o motivo da queda para poder escolher a melhor opção de tratamento, lembrando que este procedimento é realizado por um especialista da área da saúde. Para quem não sabe ainda a queda é diferente da calvície.


   A queda pode estar relacionada com problemas pontuais como, desequilíbrios hormonais, depressão, alterações climáticas, operações cirúrgicas e até mesmo o uso de medicamentos que atrapalham a nutrição de que os fios precisam para crescer fortes e saudáveis.  A calvície já não é necessariamente a perca dos fios, mas a miniaturização dos fios. “Eles deixam de ser grossos e vão se transformando em uma espécie de penugem, quase imperceptíveis."


   A calvície acaba sendo um problema tipicamente masculino, a queda se manifesta de maneira diferente em homens e mulheres. Nas mulheres a evolução do problema é mais lenta e se dá a uma diminuição difusa do volume do cabelo, isso significa que os fios vão se tornar mais finos e com espessura menor. Já com os homens  a alopecia androgênica (calvície masculina) é uma manifestação fisiológica que ocorre geralmente em pessoas geneticamente predispostas.



   Ë normal que se perca uma pequena quantidade de fios por dia, mas tem que haver reposição. Se há perda de 100 fios e o nascimento de outros 100, existe um equilíbrio que não evolui para calvície ou rarefação capilar. Mas se a queda for de 100 e nascerem apenas 80, o balanço negativo se estabelece e a falta de cabelo começará logo a ser notada.


   Portanto não deixe pra  amanhã  se sentir que existe uma queda acentuada procure com rapidez  um auxilio médico, quanto mais rápido diagnosticar o problema  melhor será o resultado obtido com o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário